quarta-feira, 5 de setembro de 2007

100 anos da Beira


Não fui a tempo de estar no dia 20 de Agosto centenário da Beira com a categoria de cidade. Mas andei por la. Foi realmente uma pena não te participado no dia, mas pude visitar a feira na casa dos bicos, sob o lema made in mozambique. No dia 19 de Agosto tive de regressar a Maputo. de qualquer modo, senti um pouco do ar do centenário.
O belo Edifício que na foto também tem 100 anos, fica ao lado da catedral da Beira na avenida Eduardo Mondlane.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Negócios nos distritos



Dos poucos distritos que visitei, Gorongosa constitui o único em que vi excedentes agrícolas. Recordo-me ainda quando estive em Panda, Inhambane, as pessoas a reclamarem de que passavam fome. Em Gorongosa, não ouvi tal reclamação, pelo menos nos locais onde passei. As pessoas saem de Maputo e Beira para ir la comprar milho. dormem em acampamentos improvisados, nas bermas da estrada nacional numero um, onde esperam que os locais venham vender milho. as vezes esperam semanas após a compra de milho, que haja um camião que passe e aceite transportar o milho para Maputo e Beira.

Cinemas em Gorongosa



No distrito de Gorongosa o Regulo Canda anda preocupado. Depois a instalação da energia eletrica, começaram a proliferar cinemas caseiros. Contei pelo menos 20 cinemas, onde se paga 1000 MTn para entrar. A preocupação do regulo Canda prende-se exactamente com estes cinemas, que diz, ensinam as crianças a malandragem. Nestes cinemas dão vários tipos de filmes, os mais preferidos metam tiros pelo meio e glpes de artes marciais. De noite dão pornografia para os mais adultos, que segundo o regulo Canda as crianças também assistem. Os cinemas caseiros são tão famosos em Gorongosas que no posto de Canda também existe um cinema, mesmo não tendo chegado lá a energia de HCB. Eu ja estive nas cidades de Nampula, Inhambane vilas de Homoine, Nova Nambone, Maxixe e nenhum destes locais tem mais cinemas caseiros do que em Gorongosa. Mas notei também uma coisa nestes cinemas, eles servem tambem para passar vídeos dos cantores da moda, tanto os de Pandza, como os de Sungura que por lá chamam de Chinguere.

As queimadas em Gorongosa


O distrito de Gorongosa é belo, tem um problema grave, as queimadas. Nos 6 dias em que estive la, todos os dias via fumo a se elevar de varias direcções. Soube depois que tratavam-se de queimadas. Foi também la que soube que o governo distrital esta tão preocupado com a situação, que nas escolas do distrito, as queimadas passam a ser parte da matéria.
Ainda persistem técnicas antigas, de cultivo, onde o solo e parte do processo de limpeza dos campos. O que fazer então? será apenas incluir no currículo é suficiente? de certeza não, mas é um passo. Provavelmente nesses locais as queimadas constituem a forma rápida e económica de limpar, sem precisar de tractores ou provavelmente de ter um grande agregado familiar para tal, ou muitas mulheres, bom tudo isto são hipóteses, mas espero que a agricultura natural chegue um dia a Gorongosa, sem agroquímicos e sem queimadas, mas com grande produção.
repare na coluna escura de fumo a se elevar.

O belo por de sol de Gorongosa


O distrito de Gorongosa é belo, não só porque é lá onde se situa o famoso parque com o mesmo nome. Gorongosa tem uma beleza rara, a serra apresenta contornos, maravilhosos que deixam qualquer um extasiado. O melhor por de sol que vi foi em Gorongosa.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Viajar

Para quem viaja de machimbombo sabe do que se trata.

HIV e Sida


Aproveitei na minha nova ida em pesquisa para Maxixe, roubar alguns momentos para fotografar... mais nao disse

terça-feira, 5 de junho de 2007

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Dia internacional da Criança é já no dia 1 de Junho


Infelizmente em Moçambique elas continuam a estudar condições lamentáveis, como se pode ver na fotografia tirada por mim na Cidade de Maxixe.

terça-feira, 29 de maio de 2007

85 Anos do Poeta Craveirinha

Se o poeta Craveirinha fosse vivo, completaria ontem 85 anos. Nasceu na antiga Lorenço Marques hoje Maputo, a 28 de Maio de 1922. Em 1991, tornou-se o primeiro autor africano galardoado com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Considerado por muitos como o expoente máximo da poesia em Moçambique, deixou uma obra invejável. O único poeta considerado herói nacional, por ter participado na luta pela independência nacional, faleceu no dia 6 de Fevereiro de 2003 em Maputo.

Prémios:
Prémio Cidade de Lourenço Marques” 1959
“Prémio Reinaldo Ferreira” Centro de Arte e Cultura da Beira 1961
“Prémio de Ensaio” Centro de Arte e Cultura da Beira 1961
“Prémio Alexandre Dáskalos” Casa dos Estudantes do Império, Lisboa, Portugal 1962
“Prémio Nacional de Poesia de Itália” 1975
“Prémio Lotus” Ass. Escritores Afro-Asiáticos 1983
Medalha “Nachingwea” do governo de Moç. 1985
Medalha de Mérito, Secretaria de Estado da Cultura de S. Paulo, Brasil 1987
Prémio Camões, 1991

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Manifestação para a demissão do ministro da Defesa


Alguns manifestantes concentrados no café próximo a nona esquadra, momentos após a libertação dos manifestantes detidos, pela polícia.

Hotel 4 Estacões

O Hotel Quatro Estacões já era, desapareceu no dia 31 de Março. Uma eclosão ditou seu fim, para dar lugar a um novo projecto imobiliário.













Explosão do Paiol





Lista de algumas vitimas da explosão do paiol, publicadas no Serviço de urgência do Hospital Central de Maputo.

Dia internacional do teatro


Dia internacional do teatro comemorado em Maputo. Um desfile entre outras activados marcaram a efeméride. Na imagem fazedores do teatro desfilando na avenida Eduardo Mondlane em Maputo.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Dia Internacional do livro

Dia internacional do livro no Gil Vicente organizado pelo Núcleo dos Estudantes Amigos do Livro(NELO). Felizmente existem moçambicanos que acreditam que um Estado faz-se com livros e pessoas. Dia internacional do livro no Gil Vicente organizado pelo O Núcleo.A poesia foi chamada mais uma vez, para celebra a efeméride.
O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge

Dia Internacional da poesia

O dia internacional da poesia já lá vai, mas recordar não faz mal, sobretudo tendo em conta, que estamos numa terra com poucos, mas felizmente excelentes poetas. O Núcleo dos Estudantes Amigos do Livro(NELO) mais uma vez foi dos poucos, se não a única organização, que resolveu organizar algo. Mais uma vez o local escolhido foi o Café Gil Vicente, que regularmente acolhe alguns espetaculos de música.
O Dia Mundial da Poesia foi instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999.

Obuses

Recordar os impactos da explosão do paiol

Recolha dos obuses

Recordar os impactos da explosão do paiol

Família fugindo

Recordar os impactos da explosão do paiol

Correr para salvar a vida

Recordar os impactos da explosão do paiol