quarta-feira, 16 de julho de 2008

OS CAMPONESES TAMBÉM PODEM!


Antes do fomento pecuário introduzido pela Actionaid em Namarrói apenas uma pessoa possuía cabeças de gado, onze no total. A Actionaid introduziu gado para servir de tracção animal. Existe um impacto positivo devido a introdução da tracção animal, reflectido pelo aumento do tamanho dos campos cultivados.

Muitas vezes acusa-se as pessoas simples de não poderem vencer obstáculos. Isto a propósito de discurso actual, revolução verde, combater a fome... O governo o que pensa neste caso? O de sempre grandes máquinas, adubos, etc e de preferência, poco pensa no meio ambiente, pois bem o meio ambiente que se lixe. Será que é possível vencer a fome sem os pontos de vista do governo absolutamente mecanizados e baseados em agrotóxicos? Acho que sim, mas felizmente não sou o único a acreditar. Vi um projecto da Actionaid em Namarrói onde os camponeses já conseguem cultivar campos maiores devido ao uso de tracção animal.

Eu em Namarrói constatei que devido ao projecto de tracção animal na localidade de Mudine actualmente existe 1 pessoa que produz 10 Hectares, 2 pessoas a produzirem 8 Hectares, 14 pessoas a produzirem 6 Hectares sendo 4 delas mulheres, 7 pessoas a produzirem 5 Hectares sendo 4 delas mulheres, 7 pessoas a produzirem 4 Hectares, 5 pessoas a produzirem 3Hectares sendo 2 delas mulheres e 3 pessoas a produzirem entre 1 a 1.5 Hectares todas mulheres. Destaca-se que a pessoa a produzir 10 Hectares é a mais antiga no projecto de fomento pecuário e antes do fomento pecuário apenas conseguia produzir 2 Hectares, para em 2004 ano em que passou a usar tracção animal passar a cultivar 3 Hectares, em 2005 passar para 4 Hectares, em 2006 passar para 6 Hectares, em 2007-8 passar para 10 Hectares.

Então os camponeses também podem!

2 comentários:

chapa100 disse...

e como podem mano! gosto das tuas pequenas cronicas.

Anónimo disse...

Nice to visit in your site. Have a nice weekend & Greeting's from Jakarta, Indonesia !

http://leoxa.com/akikumis/