quinta-feira, 10 de abril de 2008

A DEMOCRACIA VEM OU VAI?

O certo é que queira-se aceitar ou não a construção da democracia tende a crescer em África. A democracia tanto como a modernização que já não se pode dizer que é um processo estritamente ocidental a partir do momento que surgiram vários países asiáticos a se modernizarem que para muitos é sinónimo de industrialização. Pois bem a democracia segue o mesmo caminho, espelha-se pelo mundo mesmo que em percalço como todos os processo por serem construções, mas um dia o fim é sua consolidação, se houver persistência.

Quanto a mim o que se tem verificado até agora em África são os grandes ensaios, para a democracia, na qual pequenas elites vêem a alternância no poder como uma forma de se aproximarem do bolo ou como diria Ripua nos seus bons tempo, se aproximarem do volante. Mas esta tendência não é só intrínseca à própria democracia. Todos os sistemas até aqui conhecidos carregam também este lado malfadado de algumas pessoas verem a chegada ao governo como forma de se aproximarem do volante para o enriquecimento próprio, talvez por isso exista a expressão o poder enlouquece. E em África nunca é demais recordar, o que Fanon disse acerca de alguns dirigentes apenas se verem como substitutos dos colono. Pois bem o colono é expulso, mas uma espécie de colonialismo interno se instaura com um partido como a tribo dominante sobre o território, onde a lealdade ao partido que em alguns casos parecem igrejas é maior que ao estado. .

É inegável que também existe um interesse do ocidente em ver democracias em África. E não se pode apenas perceber que tal se deve ao que muitos alegam rápido, existir interesse em neo-colonialismo. Quanto a mim acho que o interesse maior seguindo a linha de pensamento de Fukuyama e outros, é o interesse de segurança, porque as democracias entre si tem a tendência de resolverem seus problemas de forma pacífica. Talvez o grande problema na construção seja alguns países ocidentais visivelmente quererem impor a democracia, mas isto não é a tendência da democracia em si, mas da disputa de primazia e influencia nas relações entre os estados e qualquer estado seja democrático e não tenderá a influenciar para que seus interesses sejam seguidos.

Pode-se alegar não ser o melhor sistema, mas existirá algum neste momento melhor que a democracia? Quase todos aqueles dirigentes africanos que defenderam o monopartidarismo, com raras excepções usaram o poder para se servir, não quer dizer que na democracia em construção em África não tenham surgido presidentes ou dirigentes que não se tenham usado do Estado para praticar o ilícito de apropriação de bens públicos: Chiluba o ex. presidente da Zâmbia usou, mas quando terminou o mandato a justiça caiu-lhe em cima e agora mas está a em apuros na justiça.

Sem comentários: