sexta-feira, 18 de abril de 2008

MAIS LENHA PARA FUTUROS CONFLITOS?


O suplemento de economia do jornal Notícias de hoje num pequeno espaço fala de que o arroz um dos alimentos básicos do moçambicanos nas zonas urbanas, atingiu um preço histórico nos mercados internacionais o maior de sempre, mas não especificaram quanto.

Tem me preocupado nos últimos dias o emergir de novos factores de conflito, para a causas de conflitos sociais que tem a economia como mobile, que para países como Moçambique provavelmente se reflectirão em manifestadores populares. não é preciso repetir que o crude anda pelos 115 USD novo recorde, o trigo também subiu de preço e agora o arroz. Mas isto é apenas o começo, surgirão novas fontes de instabilidade, e veremos como a comunidade internacional como um todo irá lidar.
Uma pesquisa do Instituto Internacional de Pesquisa em Arroz (IRRI) já havia alertado que o preço do arroz devia subir, pois já em 2007 ele havia atingido uma subida de 70%.
Recordar que o Haiti, um dos países abrangidos pelas manifestações devido ao custo de vida, em que o aumento do preço do arroz levou a manifestações violentas, mesmo com a redução do preço do arroz, os haitianos disseram que não bastava... há que reduzir o preço dos outros produtos.

Foto acima tirada daqui.

Sem comentários: