quarta-feira, 9 de abril de 2008

QUEM ROUBOU OS VOTOS DO PRESIDENTE?


No Zimbabué a tenção aumenta devido a não divulgação oficial dos resultados das eleições presidenciais e agora a detenção de sete elementos da comissão aleitoral sob alegação de terem favorecido a oposição roubando os votos do canditado Mugabe. E estranhamente se alega fraude! E quem alega é o no poder. É de fato estranho um partido no poder alegar fraude. Uma vez que estes controlam quase toda a máquina eleitoral, e se não a controlam totalmente trabalham para que a oposição muitas vezes não vença, isto nos casos de regimes desonestos, plantando agentes de influência para terem a máquina a dançar como querem.

Se alega fraude, então o ZANU FP já sabe dos resultados que seriam oficiais se publicados, só que não pode aceitar sua publicação porque são resultados não muito diferentes dos propalados pelo MDC que alega venceu corridas a presidência. Mas não admira muito a reacção do partido de Mugabe, pois é preciso recordar que Mugabe já havia dito que mesmo perdendo não entregaria o poder, e tudo valia a pena para vencer as eleições, chegando até a comprar votos, através de oferta de todo o tipo de bens num país carenciado de tudo.

Não divulgar os resultados. Tentativa de ganhar tempo? Tempo paraquê? Para negociar com a oposição? Amedrontar a oposição para que se conforme apenas com a vitória nas parlamentares? para deliberamente aumentar a tenção para se declarar estado de excepção e não haver consequentemente passagem do poder? Ningém sabe!

Aparentemente Mugabe e os seus, aceitam a derrota parlamentar, mas querem continuar na presidência do país, como forma de se salvaguardar com mais certeza os interesses, do que se forem para a oposição também perdendo a presidência, que dificultaria as tentativas de enfrentarem prováveis processos na justiça, pois é preciso não esquecer alguns crimes cometidos pelo Mugabe e companhia, também os que se beneficiaram da situação crítica no país fomentando a corrupção e aventuras no Congo de Kabila enriquecendo com o fornecimento de serviços militares que não foi de consenso entre os camaradas da SADC.

Mugabe e os seus provavelmente também pensem se salvaguardar dos críticos no partido, para que Mugabe não seja finalmente afastado da liderança pelos desaires, e dê lugar a sangue novo, uma vez que há oportunidade para isso.

Sem comentários: